Caros,
Como bom fã de violência e sangue apresento-lhes minha mais nova criação, O Gladiador para TRPG.
A arena é o campo de batalha do gladiador. Dos combates
mano-a-mano nos poços de lama, de pequenos fortes, aos grandes jogos, das
cidades-estados, o gladiador é o guerreiro que luta até ouvir os sons das
pessoas clamando seu nome ou amaldiçoando a sua presença.
Mestres no controle da multidão e na arte do combate prolongado, gladiadores são treinados para lutar. Eles treinam para vencer feras selvagens em jogos mortais para a diversão das massas. Eles lutam pela glória, riqueza, prestígio e poder. Eles lutam para sobreviver. Alguns são meros escravos, tendo que lutar e talvez esperar ganhar uma chance de conseguir a liberdade, enquanto outros lutam por vontade própria pela vibração do combate ou pela promessa de riquezas e fama.
Mestres no controle da multidão e na arte do combate prolongado, gladiadores são treinados para lutar. Eles treinam para vencer feras selvagens em jogos mortais para a diversão das massas. Eles lutam pela glória, riqueza, prestígio e poder. Eles lutam para sobreviver. Alguns são meros escravos, tendo que lutar e talvez esperar ganhar uma chance de conseguir a liberdade, enquanto outros lutam por vontade própria pela vibração do combate ou pela promessa de riquezas e fama.
Características de
Classe:
Pontos de Vida:
um Gladiador começa com 24 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 6 PV
(+mod. Constituição) por nível seguinte.
Perícias Treinadas:
4 + mod. Inteligência.
Perícias de Classe: Atletismo (FOR), Atuação (CAR), Adestrar
Animais (CAR), Cavalgar (DES), Enganação (CAR), Iniciativa (DES), Intimidação
(CAR), Ofício (INT), Percepção (SAB).
Talentos Adicionais: Usar Armaduras Leves, Usar Escudos, Usar Armas
Simples e Marciais, Fortitude Maior
Habilidades de
Classe:
Estilo de Luta:
Cada Gladiador é treinado em um Estilo de Luta único e
exótico que o faz se destacar de simples combatentes comuns na hora de excitar
seu público e combater seus adversários, no 1º nível o Gladiador pode escolher
um dos cinco estilos abaixo recebendo a
habilidade inicial de seu estilo. No 5º nível e a cada 5 níveis depois disso
(10º,15º e 20º) o Gladiador ganha uma nova habilidade relacionado ao seu Estilo
de Luta.
Estilo Murmillo: Esse
Estilo de Luta foca-se na combinação de ataque e defesa utilizando o Gládio e o
Escudo Torre.
Nível 1 – O gladiador
recebe os benefícios dos talentos Ataque com Escudo e Usar Escudo Torre.
Nível 10 – Escudo
Sagaz: A partir de agora o Gladiador não pode ser flanqueado enquanto empunha
seu Escudo Torre e recebe RD igual ao bônus de proteção de seu Escudo Torre.
Nível 15 – Bloquear e
atacar: Como uma reação o Gladiador ao ser atacado pode realizar uma jogada de
ataque com seu Escudo Torre, caso o resultado da jogada seja maior ou igual ao
do atacante o Gladiador defende o ataque e imediatamente ganha um ataque de
oportunidade utilizando seu gládio contra seu adversário.
Nível 20 – Escudo
Atroz: O Gladiador torna-se um Mestre do Estilo Murmillo, o dano de seu escudo
torre passa a ser 2d8 (para criaturas médias) e como uma ação padrão pode
efetuar um ataque atroz com seu escudo torre que se acertar deixará seu
oponente caído e atordoado por 1d4 rodadas (Fortitude CD 10 + Metade do Nível +
Mod. De Força do Gladiador).
Estilo Hoplomachus: Esse
Estilo de Luta ensina o domínio da Lança de Falange e do Escudo Grande.
Nível 1 – Lança
Versátil: O Gladiador recebe o benefício do talento Usar Lança de Falange e
pode usar sua lança também para atacar inimigos adjacentes.
Nível 5 – Alcance
Aumentado: O Gladiador agora ameaça uma área de 4,5 Metros com sua Lança.
Nível 10 – Hoplita:
Enquanto estiver empunhando seu Escudo Grande o Gladiador recebe +1 na C.A e +2
em testes de resistência.
Nível 15 – Lança
Cruel: O Gladiador pode aplicar o dobro do modificador de Força nos ataques com
sua Lança que passa a ter multiplicador e margem de sucesso decisivo aumentados
em 1.
Nível 20 – Perfurar
Artéria: O Gladiador, ao acertar um ataque, causará um grande sangramento em
seu alvo, causando metade do dano do primeiro ataque na próxima rodada
automaticamente e deixando-o fatigado (Fortitude CD10 + Metade do Nível + Mod.
De Força do Gladiador).
Estilo
Retiarus: Esse exótico Estilo de Luta usa as ferramentas de um inofensivo
Pescador para aplicar golpes mortais.
Nível 1 – Tridente e
Rede: O Gladiador recebe os benefícios do talento Usar Rede e pode atacar com
sua rede e seu Tridente na mesma rodada sofrendo uma penalidade de -2.
Nível 5 – Manobrar com
Rede: O Gladiador pode usar qualquer manobra de combate com sua rede recebendo
um bônus de +4 em todas essas jogadas.
Nível 10 – Capturar:
Um oponente enredado pelo Gladiador leva uma penalidade de -10 para se libertar
da Rede, enquanto sofre 1d8 de dano por rodada que permanecer enredado mais 1d8
por tentativa falha de se libertar.
Nível 15 – Limpar a
Rede: O Gladiador ganha direito a um ataque de oportunidade extra contra um
oponente enredado.
Estilo Dimachaeri: Esse
Estilo de Luta foca-se em lutar com dois Gládios de modo veloz, preciso e
mortal.
Nível 1 – Ambidestro:
O Gladiador diminui a penalidade por lutar com seus dois Gládios em -2, ao
adquirir o Talento Combater com Duas Armas Aprimorado receberá um bônus de +2
em seus ataques com os Gládios, além disso todo Gládio empunhado pelo Gladiador
terá dano como se fosse um tamanho maior.
Nível 5 – O Gladiador
recebe os benefícios do Talento Truque do Desarme.
Nível 10 – Vendaval:
Sempre que acertar um ataque o Gladiador poderá fazer outro ataque
imediatamente, caso faça isso o Gladiador deverá realizar um teste de Fortitude
CD 10 + 5 para cada ataque já realizado desta forma, caso falhe não poderá usar
essa habilidade até o fim do combate e ficará fatigado.
Nível 15 – Aparar e
Atacar: Como uma reação o Gladiador ao ser atacado pode realizar uma jogada de
ataque com seu Gládio, caso o resultado da jogada seja maior ou igual ao do
atacante o Gladiador apara o ataque e imediatamente ganha um ataque de
oportunidade contra seu adversário.
Nível 20 –
Decapitação: Usando uma ação padrão o Gladiador pode fazer um único ataque com
seus dois Gládios com uma penalidade de -10, caso acerte o alvo deve testar
Fortitude (CD 10 + Metade do Nível + Mod. De Força) ou será decapitado
instantaneamente, além disso a partir de então todo Gládio empunhado pelo
Gladiador é considerado Vorpal.
Estilo Titanicus: Esse
estilo é Brutal, Violento e Letal e usa a Espada Táurica como ferramenta
principal.
Nível 1 – O Gladiador
recebe os benefícios dos talentos Golpe com Duas Mãos e Usar Espada Táurica.
Nível 5 – O Gladiador
recebe os benefícios do talento Ataque
Poderoso Aprimorado.
Nível 10 – Varrer: O
Gladiador, utilizando uma ação padrão, pode realizar um ataque em arco
acertando 3 alvos adjacentes de uma só vez. Compare a jogada de ataque com a CA
dos 3 alvos para definir se há acerto ou erro.
Nível 15 – Retribuir:
Se acertado, como uma reação, o
Gladiador pode atacar com + 4 de bônus na jogada de ataque e +3d6 na jogada de
dano o personagem que lhe acertou.
Nível 20- Espada
Titânica: Qualquer Espada Táurica empunhada por um Gladiador agora causa dano
como se fosse uma categoria de tamanho maior e sua margem e multiplicador de
crítico passa a ser 18-20\x4. Além disso a cada 10 pontos de danos causados o
Gladiador lança o seu oponente a 3M de distância em qualquer direção, deixando-o
caído e desarmado ao fim do deslocamento forçado.
Armadura Sumária:
Os astros da arena não desejam esconder o corpo que
aperfeiçoaram com tanto esforço. Sua beleza é parte de seu poder. No 1º nível,
o Gladiador recebe uma armadura personalizada e única. Tipicamente, esta
armadura cobre apenas um braço, parte do peito e a cabeça (para homens) ou
pouco mais que a parte dos seios e a virilha (para mulheres). Em termos de
regras, esta armadura é idêntica a uma armadura acolchoada , mas oferece
proteção igual a uma couraça (+5 na classe de armadura). Apenas o Gladiador
pode usar esta armadura; seu treinamento ensina-o a utilizar trajes sumários
com eficiência. Para todos os outros personagens, ela conta como uma armadura
acolchoada normal, de aparência exótica. Além disso, o gladiador imperial é
capaz de usar esta armadura em conjunto com a habilidade Autoconfiança.
Torcida:
No 2º nível o Gladiador recebe o Talento Torcida como
adicional.
Técnica de Luta:
No 3º nível você recebe um talento de combate e a cada três
níveis seguintes, você recebe outro talento de combate.
Fãs:
No 4º nível, o Gladiador já adquiriu certa fama. Ele recebe
o talento Celebridade mesmo que não cumpra seus pré-requisitos. Caso já possua
este talento, o bônus de Diplomacia e Enganação que recebe ao ser reconhecido
aumenta em +5.
Figurino do Astro:
No 7º nível, o Gladiador domina o uso de sua armadura
sumária, tornando-se praticamente intocável. A armadura sumária passa a
fornecer proteção como uma armadura completa (bônus de +8).
Rugido das Massas:
O Gladiador extrai força da adoração de seus fãs. A partir
do 8º nível, quando estiver utilizando o talento Torcida (isto é, quando
estiver sendo observado e incentivado por admiradores não combatentes), o
gladiador pode passar uma rodada inteira sem fazer ação alguma além de posar
triunfantemente, erguer os braços em agradecimento, exibir seus dotes físicos
mais marcantes, etc. Os gritos de adoração do público permitem que o gladiador
cure 6d8 pontos de vida, recebe 2 pontos de ação ou tenha um acerto crítico
automático no próximo ataque bem-sucedido que realizar. Esta habilidade pode
ser usada uma vez por combate.
O gladiador sabe utilizar sua torcida melhor que qualquer
outro combatente. A partir do 10º nível, o benefício que ele recebe pelo
talento Torcida aumenta para +2 (em vez de +1, como normal). No 13º nível, este
bônus aumenta para +3 , no 16º nível para +4 e no 19º nível para +5
Entrada Triunfal:
No 11º nível o Gladiador recebe os benefícios do Talento
Entrada Triunfal, mesmo sem atender seus pré-requisitos, caso já o possua ele
recebe seu mesmo número de PVs como PVs temporários ao invés da metade.
Autoconfiança:
No 13º nível, o Gladiador exala um ar de tranquilidade e majestade
que parece protegê-lo. Desde que esteja sem armadura (ou com sua armadura
sumária), ele soma seu modificador de Carisma a sua classe de armadura. Caso o
gladiador imperial já tenha essa habilidade recebe um bônus de +1 na CA.
Ídolo:
Quando atinge o 14º nível, o gladiador imperial é uma figura
conhecida em quase todas as terras civilizadas. Onde quer que esteja (desde que
tenha havido passagem de criaturas inteligentes nos últimos anos), o gladiador
encontra sinais de sua fama. Paredes de masmorras revelam pichações com seu
nome; exércitos inimigos contam com pelo menos um fã maravilhado; selvas
inóspitas ainda exibem marcas de um ritual a divindade da Natureza feito para
abençoá-lo. O gladiador pode utilizar os benefícios do talento Torcida mesmo que
não haja espectadores não combatentes por perto. O mestre pode vetar o uso
desta habilidade em alguns casos extremos (por exemplo, uma cripta fechada há
mil anos, sem passagem de nenhuma criatura inteligente, ou uma dimensão
alienígena que nunca teve contato com seu mundo natal).
Golpe Final:
O Gladiador treina
seus golpes como um ator ou dançarino ensaia suas apresentações. No 17º nível,
o gladiador imperial desenvolve um "golpe final", uma manobra
acrobática e mortal que se torna sua marca registrada na arena. Em geral, o
golpe final recebe um nome – Furação Sangrento da Guerreira, Cabeçada Diamante
do Minotauro, etc. Ao declarar que está usando o golpe final, o jogador pode
rolar três vezes seu teste de ataque e três vezes sua jogada de dano (ficando com
o melhor resultado em ambos os casos). Em caso de acerto crítico, o
multiplicador aumenta em 1 (por exemplo, tornando-se x3, em vez de x2, para um
golpe final com uma espada longa). Esta habilidade pode ser usada em conjunto
com rugido das massas e quaisquer outras similares. O gladiador pode usar o
golpe final uma vez por combate.
Nível
|
BBA
|
Habilidades de Classe
|
1º
|
1
|
Armadura
Sumária, Estilo de Luta
|
2º
|
2
|
Torcida
|
3º
|
3
|
Técnica
de Luta
|
4º
|
4
|
Fãs
|
5º
|
5
|
Estilo
de Luta Aprimorado
|
6º
|
6
|
Técnica
de Luta
|
7º
|
7
|
Figurino
do Astro (+8)
|
8º
|
8
|
Rugido
das Massas
|
9º
|
9
|
Técnica
de Luta
|
10º
|
10
|
Estilo
de Luta Maior, Favorito da Multidão +2
|
11º
|
11
|
Entrada
Triunfal
|
12º
|
12
|
Técnica
de Luta
|
13º
|
13
|
Auto -
Confiança, Favorito da Multidão +3
|
14º
|
14
|
Ídolo
|
15º
|
15
|
Estilo
de Luta Supremo, Técnica de Luta
|
16º
|
16
|
Favorito
da Multidão +4
|
17º
|
17
|
Golpe
Final
|
18º
|
18
|
Técnica
de Luta
|
19º
|
19
|
Favorito
da Multidão +5
|
20º
|
20
|
Estilo
de Luta Magistral
|
Muito bom, mas me parece poderoso demais para uma classe inicial. É ótimo ver que voltou a adicionar materiais ao blog. Muito obrigado pelos materiais.
ResponderExcluirOxi, forte demais? No nivel um tem um talento e uma armadura... nossa que força hein féra
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